Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

23 de junho de 2010

Por um Brasil com mais cinemas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (23) políticas públicas para incentivar o acesso da população pobre ao cinema. Em Luziânia (GO). Lula participou do lançamento do programa "Cinema Perto de Você". O presidente assinou uma medida provisória que desonera tributos federais sobre investimentos em salas de cinema. Também foi anunciada uma linha de crédito de R$ 500 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a mesma finalidade.

"Não dá para esperar que as pessoas vão até o cinema. É o cinema que tem que ir até as pessoas. A classe média que vai ao cinema vai cada vez mais subindo e a classe pobre vai se espraiando na periferia e não vai ao cinema. Temos que fazer cinema no local onde não tem", afirmou Lula.

O cidadão está no conforto da sua casa. Se ele sair de casa e está ventando ou com garoa, ele tem que ter segurança de que vai chegar a uma sala de cinema, vai ter perto um restaurante ou uma pizzaria e saber que não vai ter ninguém no cinema xingando, incomodando, senão ele não vai sair do conforto da sua casa"

O presidente disse ainda que para incentivar o acesso a este entretenimento não basta financiamentos e desonerações. Segundo ele, é preciso também garantir transporte público de qualidade e segurança. "Ninguém vai querer sair do sofá da casa para pegar um ônibus e ir ao cinema correndo o risco de ser assaltado", disse.
"O cidadão está no conforto da sua casa. Se ele sair de casa e está ventando ou com garoa, ele tem que ter segurança de que vai chegar a uma sala de cinema, vai ter perto um restaurante ou uma pizzaria e saber que não vai ter ninguém no cinema xingando, incomodando, senão ele não vai sair do conforto da sua casa", afirmou.
Lula também pediu que prefeitos e governadores colaborem com desoneração de tributos municipais e estaduais. "Não é só o governo federal que tem que abrir mão dos impostos. A gente não está ganhando nada mesmo [ sem as salas de cinema]. Então não faz diferença se não cobrar o ISS e o ICMS. Agora, você ganha um centro de entretenimento na cidade", argumentou.

O projeto "Cinema Perto de Você" tem como meta a abertura de 600 novas salas de cinema, em quatro anos, elevando para cerca de 2,8 mil o total de salas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário