Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

24 de junho de 2010

Célula sintética criada em laboratório

Os cientistas do J. Craig Venter Institute, sediado nos Estados de Maryland e Califórnia, afirmam terem criado a primeira célula controlada por genoma sintético da história. Segundo o estudo, publicado na versão online da revista científica Science, a expectativa é que a técnica possa criar bactérias programadas para solucionar problemas ambientais e energéticos, entre outras finalidades.
Os pesquisadores, liderados por Craig Venter, sintetizaram quimicamente o genoma de uma bactéria e o implantaram em uma célula natural, criando assim, uma "variante" sintética que assumiu o controle do receptor. "Isto se torna um instrumento poderoso para que possamos tentar determinar o que queremos que a biologia faça", disse o cientista, em entrevista à BBC.
Entre os planos de utilização da tecnologia estão a criação de algas para absorver dióxido de carbono, fabricação de vacinas, composição de novas substâncias químicas e métodos de limpeza de água. 

Nova era
O especialista em biologia sintética Paul Freeman, codiretor do Centre for Synthetic Biology do Imperial College, em Londres, disse em entrevista à BBC, que o estudo pode marcar uma nova era na biotecnologia. "Eles demonstraram que o DNA sintético pode assumir o controle e operar as funções da nova célula receptora em termos de replicação e crescimento".
Freeman afirmou também que é preciso ficar atento, pois ainda não é possível saber os resultados da técnica em outros tipos de células. "Claro que precisamos ter cautela, já que não temos certeza de que essa abordagem funcionaria em genomas maiores e mais complexos".

[Fonte: Yahoo Notícias]

Nenhum comentário:

Postar um comentário